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“Porque meu site não vende?” Como ter um site mais otimizado para garantir mais resultados para a sua empresa

16/12/2013

Desde que a internet se tornou um canal importante para conquistar e manter clientes, essa pergunta já é continuamente feita por milhares de empreendedores e gestores responsáveis pela presença de uma loja, marca ou produto na grande rede. A resposta passa por uma série de fatores distintos e são estudadas por inúmeros artigos e livros, mas há um ponto primordial que muitas vezes é deixado de lado nessa análise: os clientes!

É muito comum o investimento em um site ou e-commerce, por exemplo, levar em consideração apenas as ideias do empreendedor ou do time gestor do produto e deixar as necessidades dos clientes em um segundo plano, quando eles, na verdade, devem ser o foco de todas as atenções.

Mas uma loja virtual eficiente só funciona quando sua linguagem – visual e não-visual – é adequada ao perfil do seu público em questão. Com isso, surge uma grande questão:

Você conhece o perfil dos seus clientes?

Essa é uma das perguntas mais importantes de uma empresa. Alguns questionamentos específicos podem ajudar você a descobrir esta resposta:

Quem são eles?
Onde moram?
Do que gostam?
Quais suas possibilidades financeiras?
Com que frequência eles gostariam de ser informados sobre o(s) produto(s) que sua loja vende?
Através de quais canais?
Em que momento ou condição eles utilizam seu produto?
Indicariam seu produto para amigos?
Eles conhecem sua concorrência?
O que acham do seu preço?

Essas e outras perguntas devem ser feitas e respondidas com a maior precisão possível antes de qualquer projeto de loja virtual. Somente após esse entendimento o orçamento para a construção ou atualização de um site poderá ser bem administrado e focado nas necessidades do seu consumidor.

Uma vez definida a base do projeto, essas informações devem ser adicionadas a uma vantagem muito importante oferecida pelo mundo virtual sobre o mundo real: a facilidade de realizar testes. Há inúmeras ferramentas disponíveis no mercado (Testes A/B, SEO, Pesquisas Online) para programar diferentes alternativas de uma venda e mensurar o resultado de cada uma delas.

Os grandes varejistas investiram primeiro nos sites com conteúdo diferente para cada cliente, com base no seu histórico de relacionamento e preferências, mas hoje em dia tais ferramentas estão cada vez mais acessíveis a qualquer loja presente no mundo virtual. Uma boa agência digital poderá te auxiliar com o planejamento e execução desses testes, além de te orientar pelos caminhos que funcionaram para outras empresas.

Por último, esteja preparado para surpresas. Quando um site vai ao ar, ele deixa de ser seu e passa a ser de todos os que o visitam. Por isso, abra todas as portas possíveis de comunicação para ouvir seus clientes e esteja preparado para analisar os feedbacks. Afinal, com eles você consegue realizar mudanças frequentes e manter seu público contente. Lembre-se: as boas ideias dos seus clientes são ainda melhores que as suas!

E você, como pode conhecer o perfil do seu cliente? Conte suas ideias para a gente nos comentários!

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