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Por que meu site não consegue uma boa posição no Google?

13/03/2014

Uma das perguntas mais comuns sobre marketing na web é "Por que meu site não tem uma colocação melhor no Google?" Embora sejam duas perguntas pequenas, suas respostas são longas e podem ser complexas. Saiba quais são os principais motivos que podem fazer com que o seu site ainda não tenha um bom posicionamento no Google e como funciona o site de buscas.

O seu site não é uma autoridade estabelecida

Essa é a principal razão para um site não ter um bom posicionamento no Google. Para conseguir isso, ele deve ser confiável. E como se tornar confiável? Fazendo com que outros sites confiáveis insiram link para ele. O Open Site Explorer consegue numerar a "autoridade" de uma página numa escala de 1 a 100, basta inserir a URL desejada para conferir o resultado. A extensão MozBar mostra a autoridade dos sites na própria página da pesquisa.

Você não tem uma página completa

A segunda principal razão para um site não conseguir uma boa colocação no Google é ele não possuir uma ótima e grande página focada no assunto desejado. Imagine o tema do seu site. Pronto, você deve ter uma página totalmente focada nisso para conseguir uma boa colocação. Não esqueça que o Google faz ranking de páginas e não de sites. Você deve tentar fazer a melhor página de toda a internet sobre o tópico que desejar e fazer o possível para melhorar a sua qualidade e conteúdo. Mas como?

Adicione imagens e gráficos;
Adicione exemplos;
Adicione passo a passo e instruções;
Adicione citações de pessoas influentes no assunto;
Adicione estatísticas de estudos e pesquisas.

Você não está usando a palavra-chave corretamente

Você tem um site com boa autoridade, uma ótima página sobre o tema, mas ainda não conseguiu uma boa colocação? Provavelmente você não está utilizando a palavra-chave corretamente. Essa é a terceira razão mais comum para esse problema. 

Tente olhar o caso com os olhos do Google e se pergunte: em uma página que está com boa colocação sobre o mesmo tema, quantas vezes a palavra-chave X é repetida? Provavelmente poucas vezes. As regras de SEO indicam que as três formas mais importantes de utilizar as palavras-chaves são:

Uma vez no título (na tag <title>);
Uma vez no subtítulo (na tag <h2>);
Algumas vezes no corpo do texto.

Por ter o objetivo de ser o mais completo da internet, o seu texto deve ter de 400 a 500 palavras e o uso da palavra-chave muitas vezes acontece naturalmente. Mas evite colocá-las só por colocar. Isso acaba gerando um efeito contrário, já que o Google pode considerar a prática abusiva e acaba diminuindo sua relevância no buscador.

Outras possíveis razões

Há mais de 200 fatores que podem fazer uma página ter um bom posicionamento no Google (ou não). Entre as razões mais comuns, estão:

Redes sociais: páginas no Facebook, por exemplo, com compartilhamentos e comentários, são um ótimo canal de tráfego para seu site ou blog. Apesar disso, o Google não indexa o conteúdo das redes sociais, mas vale o investimento para levar os leitores ao seu conteúdo; 
Link building: criar links entre suas próprias páginas e outras páginas lincando para o seu site, é uma forma de aumentar a sua visibilidade. Você pode utilizar algumas palavras-chaves do texto para criar links internos, por exemplo.
Boa navegabilidade: uma navegação bem descritiva também ajuda a uma melhor colocação na busca do Google. Se você é um coreógrafo de dança, por exemplo, é preferível nomear uma página de "Obras coreográficas" em vez de "Trabalhos", termo pouco específico.

E você, já aplicou essas dicas no seu site? Compartilhe com a gente os resultados!

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