19 3846.1408

3 formas de unir o Google Adwords e Analytics para melhorar seu CPC

14/05/2014

Quem está iniciando no mundo do marketing digital para e-commerce, e conhece bem a área em que atua, sabe que uma boa estratégia de SEO (search engine optimization) é fundamental para melhorar os resultados e aumentar a taxa de conversão. No entanto, os famosos PPC (Pay per click, custo por clique em português), ou links patrocinados, podem colaborar com um resultado ainda mais rápido. Apesar de a maioria conhecer, ou ao menos ter uma ideia, o que significa uma campanha paga no Adwords, nem todos têm clareza das estratégias mais eficientes ao utilizar as ferramentas do Google. E você que pretende ingressar no mundo do marketing digital, com estratégias bem elaboradas, sabe como integrar as ferramentas Adwords e Analytics para conhecer e melhorar seu CPC? 

O que significa os termos Adwords, Analytics e CPC?

Adwords - Ferramenta que permite a criação de campanhas pagas através de links patrocinados. Toda vez que um usuário fizer uma busca por alguma palavra chave relacionada ao assunto da campanha, será exibido o link que, ao clicar, lhe direcionará para o site do anunciante. As campanhas podem ser elaboradas em formato de texto, imagens ou vídeos.
Analytics - É uma ferramenta gratuita que permite a exibição de relatórios das campanhas realizadas no Adwords. Além de trazer uma demonstração clara da quantidade de acessos que o site recebeu ao longo do período selecionado, traz informações referentes aos conteúdos mais acessados, como o usuário interagiu com os recursos do site e qual foi a taxa de conversão.
CPC - Sigla de Custo Por Clique. É o valor que o anunciante está disposto a pagar por cada clique que o link patrocinado receber. Alguns indicadores, como a média paga pela concorrência nas palavras chaves utilizadas, são importantes para aumentar a taxa de conversão.

3 formas de unir o Google Adwords e Analytics para melhorar seu CPC.

A seguir a descrição de três formas que lhe ajudarão acompanhar as campanhas com ressultados precisos e assim, melhorar o seu CPC.

1. Relatório de pesquisa ou relatório por termos de pesquisas

Essa ferramenta possibilita obter dados totais das pesquisas e acessos através das campanhas do Adwords ou dados relacionados a termos específicos em se tratando de palavras chaves. Com esse relatório é possível saber o percentual de acesso vindo dos links patrocinados e quais os resultados obtidos. Mas o fundamental na utilização dessa métrica do relatório é reconhecer a fonte fornecedora de tráfego, possibilitando a manutenção das palavras chaves, se os assuntos estiverem relacionados, e a mudança, caso o trafego esteja vindo de sites com assuntos distintos. Quanto mais personalizado for o relatório mais precisão ele trará.

2. Relatório de funis multi canais

A utilização do relatório de funis multi canais possibilita conhecer por onde o cliente andou antes de chegar ao site da campanha. Diferentemente do relatório de pesquisa que mostra apenas o último clique, as métricas do funil permitem reconhecer todo o caminho percorrido pelo cliente até a conversão. Ou seja, se aconteceu uma busca orgânica e quais os termos utilizados, o tempo necessário entre a primeira busca até a conversão, o espaço de tempo, se caso ocorreram datas comemorativas nesse intervalo e se essas aumentaram os resultados. Dessa forma é possível entender a necessidade de mudar as palavras chaves ou os canais de divulgação.  

3. Consulta por pesquisas correspondidas

Fazendo uma consulta de pesquisas correspondidas, o analytics apresentará uma lista das palavras chaves que geraram algum tipo de tráfego e conversão. A partir dessa lista é possível entender, além da taxa de conversão, também a taxa de rejeição, as páginas visitadas, a duração média das visitas e a forma de interação do usuário. Na prática, é medido o comportamento do usuário e o êxito dos cliques. Dados relacionados a idade, sexo, localização e interesses prováveis, são alguns indicadores do sucesso mostrado por esse relatório do analytics. Novamente possibilita entender as mudanças necessárias para aprimorar as campanhas e atingir objetivos mais concretos. A conversão por exemplo. 

E é assim que funciona! O próprio Google dispõe dessa fantástica ferramenta gratuíta de análise, conhecida como Analytics, para ajudar a melhorar suas campanhas no Adwords.

Faça os testes necessários e, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!