Quem está iniciando no mundo do marketing digital para e-commerce, e conhece bem a área em que atua, sabe que uma boa estratégia de SEO (search engine optimization) é fundamental para melhorar os resultados e aumentar a taxa de conversão. No entanto, os famosos PPC (Pay per click, custo por clique em português), ou links patrocinados, podem colaborar com um resultado ainda mais rápido. Apesar de a maioria conhecer, ou ao menos ter uma ideia, o que significa uma campanha paga no Adwords, nem todos têm clareza das estratégias mais eficientes ao utilizar as ferramentas do Google. E você que pretende ingressar no mundo do marketing digital, com estratégias bem elaboradas, sabe como integrar as ferramentas Adwords e Analytics para conhecer e melhorar seu CPC?
O que significa os termos Adwords, Analytics e CPC?
Adwords - Ferramenta que permite a criação de campanhas pagas através de links patrocinados. Toda vez que um usuário fizer uma busca por alguma palavra chave relacionada ao assunto da campanha, será exibido o link que, ao clicar, lhe direcionará para o site do anunciante. As campanhas podem ser elaboradas em formato de texto, imagens ou vídeos.
Analytics - É uma ferramenta gratuita que permite a exibição de relatórios das campanhas realizadas no Adwords. Além de trazer uma demonstração clara da quantidade de acessos que o site recebeu ao longo do período selecionado, traz informações referentes aos conteúdos mais acessados, como o usuário interagiu com os recursos do site e qual foi a taxa de conversão.
CPC - Sigla de Custo Por Clique. É o valor que o anunciante está disposto a pagar por cada clique que o link patrocinado receber. Alguns indicadores, como a média paga pela concorrência nas palavras chaves utilizadas, são importantes para aumentar a taxa de conversão.
3 formas de unir o Google Adwords e Analytics para melhorar seu CPC.
A seguir a descrição de três formas que lhe ajudarão acompanhar as campanhas com ressultados precisos e assim, melhorar o seu CPC.
1. Relatório de pesquisa ou relatório por termos de pesquisas
Essa ferramenta possibilita obter dados totais das pesquisas e acessos através das campanhas do Adwords ou dados relacionados a termos específicos em se tratando de palavras chaves. Com esse relatório é possível saber o percentual de acesso vindo dos links patrocinados e quais os resultados obtidos. Mas o fundamental na utilização dessa métrica do relatório é reconhecer a fonte fornecedora de tráfego, possibilitando a manutenção das palavras chaves, se os assuntos estiverem relacionados, e a mudança, caso o trafego esteja vindo de sites com assuntos distintos. Quanto mais personalizado for o relatório mais precisão ele trará.
2. Relatório de funis multi canais
A utilização do relatório de funis multi canais possibilita conhecer por onde o cliente andou antes de chegar ao site da campanha. Diferentemente do relatório de pesquisa que mostra apenas o último clique, as métricas do funil permitem reconhecer todo o caminho percorrido pelo cliente até a conversão. Ou seja, se aconteceu uma busca orgânica e quais os termos utilizados, o tempo necessário entre a primeira busca até a conversão, o espaço de tempo, se caso ocorreram datas comemorativas nesse intervalo e se essas aumentaram os resultados. Dessa forma é possível entender a necessidade de mudar as palavras chaves ou os canais de divulgação.
3. Consulta por pesquisas correspondidas
Fazendo uma consulta de pesquisas correspondidas, o analytics apresentará uma lista das palavras chaves que geraram algum tipo de tráfego e conversão. A partir dessa lista é possível entender, além da taxa de conversão, também a taxa de rejeição, as páginas visitadas, a duração média das visitas e a forma de interação do usuário. Na prática, é medido o comportamento do usuário e o êxito dos cliques. Dados relacionados a idade, sexo, localização e interesses prováveis, são alguns indicadores do sucesso mostrado por esse relatório do analytics. Novamente possibilita entender as mudanças necessárias para aprimorar as campanhas e atingir objetivos mais concretos. A conversão por exemplo.
E é assim que funciona! O próprio Google dispõe dessa fantástica ferramenta gratuíta de análise, conhecida como Analytics, para ajudar a melhorar suas campanhas no Adwords.
Faça os testes necessários e, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!