19 3846.1408

13 maneiras de aumentar a segurança das informações em seu site

19/12/2013

Ter um site seguro para sua empresa e seus visitantes é um fator de muita importância. Mesmo assim, alguns profissionais cometem deslizes no desenvolvimento de estratégias de proteção que podem comprometer todo o projeto e, inclusive, deixar brechas para invasores. Visto isso, preparamos uma lista de 13 maneiras de aumentar a segurança das informações em seu site. Vamos conferir?

1. Utilize versões atualizadas de APIs

APIs são programações de integração entre o seu sistema e outras interfaces ou softwares. Por ser um canal de conexão, usar as versões mais atualizadas dessas aplicações permite que ajustes sejam feitos caso o sistema em questão sofra alguma mudança – de modo a não comprometer as funcionalidades do seu site ou software. Isso funciona tanto para programações em PHP, quanto em javascript ou Jquery.

 

2. Tenha senhas fortes no banco de dados, FTP e ROOT

Usar senhas alfanuméricas e com variações de maiúscula e minúscula, além de caracteres especiais (como ! @ #) reduz as chances de ser vítima de um script de quebra de senha.

 

3. Teste a entrada de dados

Quando você pede uma informação de data para seu cliente, o ideal é abrir um campo de escolha em formato de calendário. Ao solicitar um email, é importante interpretação que impeça a inserção de informação sem arroba, por exemplo. Todas essas são formas de tratar os campos específicos para não aceitar qualquer informação que o usuário insira em seu sistema. Esses campos podem ser vulneráveis a scripts malignos e, portanto, precisam ser protegidos.

 

4. Cuide dos arquivos de upload, FTP público e scripts de saída

Senhas muito fáceis em seu FTP (sigla em inglês para protocolo de transferência de arquivos), FTPs públicos e campos de upload de arquivos são vulneráveis a ataques de chamados Injection. Da mesma forma scripts de saída que o usuário inseriu no sistema, chamados scripts do tipo XSS Cross. Essa é uma forma que hackers usam para acessar por completo um servidor, inserir arquivos e roubar dados.

 

5. Não repita padrões em dados criptografados

O ideal é que todo campo de senha seja criptografado – ou seja, é gerado um código sobre a senha em si. Deve-se usar diferentes padrões para criar esses códigos, pois se o hacker conseguir facilmente interpretar o padrão ele pode transformar com facilidade essa criptografia na senha original e invadir o sistema.

 

6. Limite privilégios dos usuários

Cada usuário do sistema ou site precisa ter um nível de permissão diferente dos demais e compatível com suas responsabilidades. Isso significa que cada pessoa terá acesso a uma área especifica, o que reduz significativamente a margem de erros que podem vir a danificar o código ou o sistema.

7. Não possibilite que usuários comuns escrevam ou gravem arquivos em seu servidor

Nessa mesma linha, para aumentar a segurança das informações de seu site, um usuário comum não deve ter acesso ao seu servidor. Caso contrário, ele poderá facilmente modificá-lo e alterar configurações do sistema.

8. Exclua usuários que não são utilizados

Se seu site ou sistema possui usuários que estão inativos, não faz sentido mantê-los no sistema. Excluir esses usuários ajuda tanto a descongestionar a plataforma, quanto nas questões de segurança. Mas lembre-se: sempre proporcione que eles sejam adicionados novamente.

9. Procure por possíveis problemas

Não espere ser atingido por um hacker para achar maneiras de se proteger efetivamente. Faça testes de segurança regularmente. Eles são de extrema importância para avaliar os mecanismos utilizados.

10. Não faça log-in de sua conta em locais públicos

Embora, às vezes, você deseje ou precise acessar sua conta através de um local público, saiba que esta não é a melhor alternativa. A máquina ou a rede que você utilizar pode conter vírus capazes de comprometer o próprio sistema de segurança de seu site.

11. Mantenha o antivírus atualizado

Mantenha um efetivo e atualizado antivírus nas máquinas que são usadas para acessar o sistema de gerenciamento e segurança de seu site. Assim, o risco de invasão é diminuído drasticamente.

12. Mantenha um backup

Para aumentar a segurança das informações em seu site, um backup, ou cópia de segurança, é algo essencial e deve ser feito regularmente nos computadores da empresa.

13. Isole seu site

Manter os sites isolados garantirá que, se um deles for atingido, o outro continue funcionando normalmente.

A sua empresa tem outras técnicas que aumentam a segurança interna? Compartilhe suas dicas com a gente nos comentários abaixo.

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!