10 tendências do novo web design

Tempo de leitura: 3min 9seg
10 tendências do novo web design

Prever ou apostar em tendências é coisa exclusiva dos fashionistas, certo? Errado. Quando se trata de design, o olhar apurado de profissionais experientes pode antever para que rumo caminham os modismos visuais. Em Web Design, até pela dinâmica que a internet proporciona, essa máxima é levada muito a sério. A seguir, listamos 10 tendências para o web design do futuro.

1 – Mobile

Há algum tempo os dispositivos móveis têm subido no ranking de acessos a muitos sites. Somente no Brasil, segundo a consultoria IDC, no ano de 2013 foram vendidos mais de 8,4 milhões de tablets. Isso tem exigido um alto esforço criativo por parte dos web designers. O desafio também está em sensibilizar os contratantes de que o retorno sobre investimento (ROI) em mídias móveis pode ser interessante. Por isso, é tendência que todo projeto para site contemple dispositivos móveis.

 2 – Scrolling

Rolagem horizontal e vertical. Sim, veremos cada vez mais rolagens nos sites. Isso se deve, em boa parte, porque os desenvolvedores estão pensando nos usuários de tablets e smartphones quando desenvolvem um web site.

3 – HTML 5

Funcionalidades como semântica e acessibilidade, trazidas pela HTML 5 realmente a estão consolidando como a linguagem de  estruturação e apresentação de conteúdo mais popular da web. 

4 – Pouco texto

Especialmente na página inicial, a tendência é o enxugamento do texto. Um cuidado especial nas imagens, nos pequenos detalhes, e poucas palavras que impactem: esse parece ser o caminho.

5 – Minimalismo

Definitivamente, os dispositivos móveis – neste caso o celular – estão revolucionando o design para web. Pensando na navegação em tela pequena, designers do mundo todo têm caprichado nos ícones, rolldowns e telas que se adaptam automaticamente ao tamanho do aparelho receptor.

6 – Fundo em movimento

Está crescendo o número de sites que utilizam fundo em movimento, tanto vídeo como animação com imagens. Veja o exemplo de um especial publicado pelo The Guardian sobre um incêndio florestal em Dunalley, na Austrália.

7 – Poucas pages

Contar o máximo em poucas páginas e/ou atrair sem precisar exigir do internauta uma navegação muito profunda. Vale usar Lightboxes, overlays e expansão para não levar o usuário muito longe. Um ótimo exemplo disso é o site da revista Época.

Inbound Marketing: atraia visitantes, gere leads e aumente as conversões

Inbound Marketing: atraia visitantes, gere leads e aumente as conversões

8 – Cards

Sabe aquele formato mosaico (cards)? Reparou em quantos sites, dos mais variados assuntos, têm usado? Então... é uma supertendência. Mais uma vez, vale citar a home do site da revista Época.

9 – Big images

Fotos e imagens de fundo gigantes contrastando com pouco texto. Vamos ver muito isso pela rede. Um belo exemplo disso é o site da SAP Brasil que cria movimento com a troca constante de imagens gigantes ao fundo. Nós da Labraro apesar dessa tendência não indicamos imagens com grandes formatos devido a demora no carregamento, infelizmente em muitas regiões do Brasil ainda temos uma conexão a internet precária e isso deve ser levado em conta para os projetos não perderem em funcionalidade.

10 – Ponto fixo

Tornar uma parte da página fixa em determinado ponto, geralmente o cabeçalho. Serve para facilitar a navegação ao fixar o menu, por exemplo, mas também serve para dar destaque a determinado conteúdo para maximizar conversões de vendas, entre outros possíveis objetivos. 

Veja alguns exemplos criados pela Labraro: 

Squadra pvc (empresa de equadrias de pvc) e Duoflex (fabricante de travesseiros) 

 

O que você acha dessas tendências? Já está aplicando no seu site? Conte para nós!

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
Sua empresa não está conseguindo captar clientes?
Contratar uma agência de inbound marketing permite criar e implementar estratégias eficazes para atrair e engajar potenciais clientes, aumentando a visibilidade e autoridade da marca, resultando em mais leads e vendas.

Outras notícias que
você pode se interessar