10 Dicas para saber se seu site tem a cara que o cliente espera

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10 Dicas para saber se seu site tem a cara que o cliente espera

Todos sabem (ou deviam saber) que a comunicação direta continua sendo a melhor forma de interação entre a empresa e o seu comprador. É importante manter um relacionamento de confiança com o público, pois assim será possível agradar aquelas pessoas mais exigentes, mesmo que seja em um ambiente virtual.

É muito importante estar presente onde seu público espera que você esteja. Sabemos que a internet tornou-se o ambiente mais promissor para interagir com o consumidor. Por passar a maior parte do tempo na internet, os usuários buscam um site que seja de fácil entendimento e que não complique sua vida quando o assunto for informações ou finalizar uma compra.

Por isso, para ajudar você a saber se seu site está de acordo com o que o cliente espera, confira essas 10 dicas que separamos:

1 - Estrutura padrão

Apesar de a internet oferecer grandes estruturas para mudar o site, procure não fugir do padrão. Existem padrões universais na web, onde uma barra de canais e áreas do site na vertical à esquerda ou na parte superior horizontal da tela podem ser adquiridas facilmente.

Profissionais que utilizam estruturas muito sofisticadas e inovadoras acabam complicando a vida do cliente, pois muitos não entendem a cabeça do público-alvo, que às vezes não saberá como navegar pelo site.

2 - Torne a navegação rotativa

Quando o cliente não encontra as informações desejadas, é claro que ele desiste de ficar no site. É comum encontrar sites desse tipo, sendo que as informações importantes são descartadas e as inúteis continuam por lá. Para ter sucesso com seu web site, é preciso informar seus clientes corretamente.

Mas como fazer isso? É simples. Basta acrescentar links para cada informação. Porém esses links não podem ficar restritos à página inicial. De acordo com alguns profissionais, é importante que o site não tenha fim. O ideal seria que cada seção tenha um link para a próxima e, principalmente, para fazer contato com a empresa.

3 - Diferencie-se no conteúdo

Inovação é fundamental! Todos os dias, milhares e milhares de sites são criados. Porém, nem todos conseguem o sucesso aguardado. Para se destacar entre milhões é preciso fazer com que o público-alvo se identifique com o seu site. Procure acrescentar uma série de informações relacionadas a temas de interesse do seu público.

4 - Não utilize jargões

Acrescentar siglas e termos específicos da área de atuação da uma empresa é muito comum atualmente. Esqueça isso! Esse é um dos erros mais comuns que podemos encontrar em um web site. Saiba que os consumidores não estão acostumados com esse quesito, pois além de dificultar a compreensão, isso acaba restringindo o público.

5 - Escreva corretamente

Esse é um dos principais pontos importantes a se destacar. Ninguém gosta de ler um artigo ou qualquer coisa com textos escritos de forma errada. Erros gramaticais são capazes de limar a credibilidade de um site. Por isso, procure examinar seus textos e estude mais sobre os erros ortográficos.

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6 - Faça textos curtos

Textos muito grandes deixam o usuário apavorado. Faça parágrafos curtos e diretos, pois eles são ideais para a internet. Escrever textos curtos e diretos é um passo fundamental para o sucesso, sendo que esses pequenos textos devem ter no máximo 30 linhas.

7 - Invista na qualidade

Qualidade é palavra-chave do sucesso. Qualquer traço amador pode comprometer (e muito) a imagem de uma empresa. Se sua empresa procura vender produtos em um site, é fundamental ter fotos produzidas por um profissional. Pois uma foto amadora deixa o cliente com dúvidas sobre a empresa. É preciso despertar o interesse de cada cliente e para isso, o ideal é que tudo seja produzido por trabalhadores especializados nas suas áreas de atuação.

8 - Insira uma seção de "dúvidas frequentes"

Seu site ainda não tem esse quesito? Então, crie uma seção de dúvidas frequentes! Muitos não sabem, mas essa parte é uma das mais acessadas de um site. Com tudo, procure escrever textos curtos, os usuários normalmente não gostam de ler grandes textos.

9 - Responda sempre

Deixar de responder um cliente pode ser fatal para o sucesso de um site. Evite fazer isso! Responda, mesmo que seja uma simples pergunta. O ideal seria ter um canal aberto de comunicação com os clientes, pois um e-mail com dúvidas ou sugestões deve ser prontamente respondido.

10 - Forme parcerias

Formar parcerias é outro grande passo para o sucesso. Negociar com outras empresas, normalmente, não é nada fácil. Mas se realmente é seu desejo crescer na internet, foque nesse quesito, mesmo que seja complicado. Procure as empresas que combinem com seu nicho e, se possível, ofereça algo que traga resultados para ambas as partes.

Essas são algumas dicas básicas de como saber se seu site é a cara do seu cliente. Há uma variedade muito grande de artigos desse assunto, basta pesquisar e se informar mais sobre o tema. É importante ler diferentes artigos, pois só assim, terá um conhecimento melhor do que fazer e como agir nessa e em outras ocasiões.

E você, conhece outras maneiras de saber se um site é a cara do cliente? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

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