19 3846.1408

SEO: como faço para que o Google encontre meu site?

21/02/2014

Vamos encarar os fatos: se o seu site não é encontrado pelos mecanismos de busca, ele não existe. Você até pode conseguir vê-lo ao digitar o endereço, mas paro o restante da internet ele não é nada. Ah, já deixando claro que quando falamos “mecanismos de busca” estamos falando do Google. Até existem outros, mas hoje o melhor investimento é com certeza nele.

Ok, meu site foi encontrado, ele está lá pela terceira página. Tudo certo, então? Não! 

Nesse caso ele até existe, mas é menos conhecido do que uma sub-celebridade, visto que a maior parte das pesquisas não passam da primeira página (e apenas com muito desespero passam da segunda).

Para seu website ficar em evidência é necessário que ele apareça logo nos primeiros resultados e a melhor forma de fazer isso acontecer é por meio de SEO – Search Engine Optimization, ferramentas que aumentam a sua importância para mecanismos de pesquisa. Sua principal consequência é o bom posicionamento nas pesquisas.

O SEO surgiu a partir do momento que ferramentas de busca passaram a organizar seus resultados por relevância e não mais por ordem alfabética. Em resumo, quanto maior a relevância, melhor a posição. Quanto melhor a posição, mais cliques.

Existem dois tipos de otimização de procura, interna e externa, onpage seo e offpage seo, respectivamente. O SEO externo está relacionado à quantidade de vezes e à forma com que seu site é lincado por outros. Já o interno refere-se à estrutura do site e suas ações incluem adicionar palavras-chave, pelas quais deseja-se que o website seja encontrado ao longo do conteúdo.

Termos comuns (ex: Como, o que, por que) podem ajudar em determinadas procuras, se bem posicionadas. Uma URL que diga o que a página contém também é essencial, o endereço www.minhapagina.com/fotos-das-ferias conta ao Google o que a página contém, já www.minhapagina.com/fotos-2984728, não. 

Por último, mas não menos importante, o conteúdo é imprescindível para que seu site seja interessante para o público. Uma página considerada desinteressante pode permanecer séculos na primeira posição das buscas, ainda assim, jamais será clicada novamente. Aplicar ferramentas de SEO é importante, mas não basta que sua página seja encontrada, no fim das contas, é para o usuário que ela deve realmente ser relevante. 

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!