Saiba como o Marketing digital local pode te ajudar a vender mais

Tempo de leitura: 5min 15seg
Saiba como o Marketing digital local pode te ajudar a vender mais

Um erro muito comum é pensar que as estratégias de marketing digital estão restritas a empresas de grande porte, de atuação nacional ou com orçamentos avantajados. Na verdade, qualquer empresa pode aproveitar a divulgação online, inclusive atuando localmente.

Para isso, basta adaptar a estratégia para usar a internet para atrair consumidores que estão na mesma região que a empresa. Quer descobrir como aplicar as melhores ações para negócios locais? Acompanhe as dicas deste artigo!

Por que vale a pena investir em marketing digital local?

É cada vez mais comum que uma pessoa faça buscas na internet para encontrar determinado estabelecimento ou produto. Não raro, o negócio escolhido é aquele que aparece nas primeiras posições da pesquisa.

E é aí que o marketing digital se faz presente: com um conjunto de estratégias que servem para divulgar e colocar a marca em destaque nos buscadores, como o Google.

Mas não é só isso! Por meio de estratégias de Inbound Marketing, os negócios locais conseguem se tornar referência na área em que atuam, atrair mais consumidores e manter um relacionamento personalizado com os potenciais clientes.

A seguir, vamos explicar como montar uma estratégia de marketing digital local efetiva para o seu negócio.

O que não pode faltar em uma estratégia de marketing digital local?

Existem diversas ações que podem ajudar a colocar a sua marca em destaque no ambiente online. Por isso, fazer um planejamento e definir a sua persona são as primeiras etapas. Nessa etapa, pense em questões como “Quem são as pessoas que quero atingir?” e “Quais são as soluções que posso oferecer?”.

Além disso, considere o investimento que a empresa pode destinar para essas ações. São essas informações que servirão de guia para todas as outras decisões relacionadas às ações online. A partir daí, outras estratégias podem ser definidas. Veja alguns exemplos!

Aposte na criação de conteúdo

Quando falamos em Inbound Marketing, o marketing de conteúdo é uma estratégia fundamental. Isso porque a metodologia consiste na atração e conversão de clientes a partir da criação e divulgação de conteúdo relevante.

Diferente do marketing tradicional, essa estratégia explora os canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada pelos seus potenciais clientes. Então, é através de publicações que você atrai a atenção e o interesse de sua persona.

Para isso, você pode realizar postagens em redes sociais, textos e artigos em blogs, vídeos no YouTube, webinars, infográficos, ebooks, entre outros.

Todo conteúdo criado será usado para educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento da sua empresa. Assim, você transforma a sua empresa em referência em determinado assunto relacionado ao seu setor de atuação, o que pode influenciar na decisão de compra de seus futuros clientes.

Invista em SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é essencial para que o seu conteúdo seja encontrado no Google pelos consumidores. Essa técnica consiste em otimizar sua página e seus conteúdos para que eles estejam amigáveis com as exigências dos buscadores.

Isso inclui: página que se adeque a diferentes dispositivos, como computadores e celulares, tenha links internos e externos, imagens, uso estratégico de palavras-chave, entre outros.

Sugestão: Como utilizar otimização SEO para aumentar o tráfego orgânico em seu site

Outra dica valiosa é investir em SEO local que, além dos mecanismos de busca, leva em conta a geolocalização e as redes sociais. Assim, você poderá ser encontrado por quem faz buscas na sua região.

Inbound Marketing: atraia visitantes, gere leads e aumente as conversões

Inbound Marketing: atraia visitantes, gere leads e aumente as conversões

Mantenha a constância nas publicações

Mais do que investir em perfis em redes sociais, o marketing digital precisa de publicações recorrentes. Nesses canais, você pode divulgar cursos disponíveis, novidades da empresa, informações institucionais e outros conteúdos que mostrem o seu conhecimento no setor.

Mas atenção! Destine seus esforços para as redes sociais que são utilizadas pelo seu público-alvo. Por exemplo, se você quer atingir empresários ou tomadores de decisões em empresas, aposte nos canais usados por esse público, como o LinkedIn, YouTube e Google, por exemplo.

O Google Meu Negócio é o mínimo de presença que um negócio local deve ter na internet. Essa ferramenta serve para que a sua empresa seja encontrada nas buscas do Google e no Google Maps.

Esse cadastro também permite que você interaja com seus clientes, acesse dados de como os clientes pesquisam a sua empresa, receba feedbacks e avaliações, entre outros.

Contudo, depois de ver as informações do estabelecimento, as personas querem ir a fundo. Para isso, recorrem a sites e redes sociais.

Então, se a sua página está atualizada com conteúdo relevante, você demonstra que a empresa está ativa. E, mais do que isso, expõe seu conhecimento e experiência no setor, que são grandes diferenciais para a decisão do cliente.

Faça anúncios segmentados

O tráfego orgânico conquistado com a criação de conteúdo e otimização SEO são capazes de trazer excelentes resultados a longo prazo. Mas você também pode aproveitar os benefícios dos anúncios pagos para atrair visitantes para a sua página e convertê-los em clientes, através do Google Ads, LinkedIn Ads e Meta Ads.

Com essa estratégia, você pode direcionar anúncios para um público segmentado por localização, idade, gênero, interesses, entre outras opções. A grande vantagem é que, além de direcionar o seu conteúdo para um público com potencial para se tornar cliente, você não precisa fazer um grande investimento.

Isso porque as ferramentas não exigem um valor mínimo para começar a anunciar. Então, você pode criar uma estratégia de acordo com o orçamento disponível no momento.

Sugestão: 5 estratégias eficazes de tráfego pago para aumentar suas vendas

Conte com a Labraro para colocar as estratégias em prática!

Ao seguir os passos indicados no artigo, a sua empresa está preparada para começar a trabalhar com o marketing digital. Aliás, as possibilidades são incontáveis e, por isso, exigem estratégias bem definidas e monitoramento constante para garantir que os resultados sejam alcançados.

Por isso, contar com uma agência de marketing digital pode ser a melhor opção para o seu negócio! Assim, você deixa as estratégias nas mãos de especialistas, que terão experiência para definir as melhores ações para a sua empresa alcançar os objetivos que deseja.

Quer saber o que a Labraro pode fazer por você? Clique aqui e agende uma conversa com a nossa equipe! 

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
A área comercial de sua empresa está desorganizada ou desatualizada?
O marketing digital ajuda a gerar leads qualificados, otimizar a conversão de vendas e melhorar a segmentação de público-alvo, além de fornecer dados e métricas para análise de desempenho e tomada de decisão estratégica.

Outras notícias que
você pode se interessar