Já pensou em vender sua imagem de uma forma que faça as outras pessoas consumirem seu conteúdo ou que atraia a atenção de quem você quer? Sabe quando vemos um profissional que se destaca nas redes sociais e é referência no meio em que atua? Provavelmente ele coloca técnicas de marketing pessoal em prática. Então, se seu nome é sua marca ou se você está em busca de novas oportunidades, invista no marketing pessoal.
Esse tipo de marketing utiliza estratégias do marketing tradicional, mas em vez de promover uma empresa ou produto, ele é utilizado para alavancar a imagem de um profissional, ou seja, melhorar o modo como ele é visto e avaliado por todos.
Os influenciadores digitais, figuras públicas e outras pessoas que trabalham com a imagem utilizam o marketing pessoal para se posicionar melhor diante seus públicos-alvo. Mas, além disso, o marketing pessoal é muito procurado por pessoas que precisam entrar no mercado de trabalho, pois é uma forma de se diferenciar de outros candidatos, uma vez que o indivíduo melhora sua postura, a maneira como se comunica e sua imagem.
As pessoas que usam esse tipo de marketing acabam apresentando características comuns como a proatividade, responsabilidade, bom senso, boa comunicação, empatia, inteligência emocional, otimismo, humildade e outras.
Entre um profissional que se comporta bem, tem um bom vocabulário, bons valores e uma boa imagem e outro profissional que não liga para essas questões e acaba passando impressões negativas, você escolheria qual dos dois? Acho que todos preferem o primeiro, certo? Ninguém quer contratar uma pessoa que apresenta um comportamento desrespeitoso, um vocabulário ofensivo ou uma imagem desleixada.
Para fazer o marketing pessoal é necessário que sejam identificados os pontos que precisam ser trabalhados e traçar um plano estratégico. Saber se posicionar de acordo com seus valores é de extrema importância e é uma das primeiras coisas a se fazer. Mas veja nossas dicas de como fazer o marketing pessoal para obter resultados positivos!
1- Vá a eventos da sua área
É importante frequentar eventos da área em que atua ou pretende atuar. Obter conhecimento, se relacionar com pessoas do mesmo ramo e atualizar seu networking pode abrir novas portas. Quem sabe seu futuro emprego não esteja ali, não é mesmo?
2- Faça networking
Se apresente, converse e conheça novas pessoas. Não tenha vergonha de ampliar sua rede de contatos. Crie relacionamento com outros profissionais e melhore suas oportunidades. Isso é essencial em todos os ramos!
3- Esteja presente nas redes sociais
Você está de olho nas redes sociais que seu público ou profissionais da sua área estão? Mais do que ficar de olho, é ter presença. Não se preocupe em estar em todas as redes sociais, invista apenas nas que são importantes para você e lembre-se que o LinkedIn é ótimo para criar uma rede de relacionamento com profissionais.
4- Mantenha o LinkedIn atualizado
Assim como foi falado no tópico acima, o LinkedIn é uma boa oportunidade de expandir sua rede de relacionamento profissional. Lá você encontra todos os cargos que existem, desde CEO de grandes empresas aos estagiários. Crie conexões e boa sorte.
5- Faça cursos e especializações
Manter-se atualizado é essencial. Se você fez uma faculdade e nunca mais pegou material para estudar, saiba que isso está errado. Um bom profissional é aquele que se atualiza e está sempre em busca de conhecimento. Além disso, continuar estudando faz muito bem para a cabeça. Que tal fazer aquele curso que você deixou para trás?
6- Promova seu trabalho
Fez um bom trabalho e não vai compartilhar com sua rede de contatos? Mude isso! Compartilhe suas experiências, seus projetos, trabalhos e tudo que puder ajudar ou fazer bem ao próximo. Dessa maneira você poderá receber novas oportunidades!
7- Cuide do seu visual
Sabe aquele ditado de que “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, se você estiver com o visual relaxado é bem provável que a primeira impressão não seja boa. Por isso, mantenha o cabelo arrumado, a roupa limpa e passada, uma boa postura e vá em frente.
É claro que o marketing pessoal vai muito além disso e que é necessário ter a ajuda de um profissional do ramo para traçar as estratégias corretas. Mas você já pode começar a seguir nossas dicas para obter resultados.
Veja também nosso conteúdo sobre 15 ações para ter sucesso com as novas tendências de marketing digital!