Como diminuir o custo de aquisição de clientes B2B?

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Como diminuir o custo de aquisição de clientes B2B?

Diante de tantas ferramentas e soluções digitais, contar com boas estratégias para captar clientes é fundamental para colocar a sua empresa à frente dos concorrentes.

Ao apostar nos recursos corretos, além de atrair novos leads, você também pode reduzir o custo de aquisição de cliente no B2B.

Neste texto, vamos explicar como investir de forma certeira em ações de marketing que poderão garantir bons resultados em vendas. Boa leitura!

O que é CAC?

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como o nome sugere, é o valor que uma empresa destina para o processo de captação de novos clientes. Para que o investimento seja bem planejado, é importante unir as métricas financeiras e a área de marketing.

O cálculo para identificar a aquisição de clientes é a soma dos recursos usados na estratégia dividido pelo número total de novos contatos adquiridos em determinado período.

  

 

 

 

 

 

Para realizar um cálculo mais certeiro, considere um período a ser analisado. Nos investimentos de marketing você pode considerar as ferramentas, salários, investimentos em mídia paga, eventos e tudo o que você precisa para expor o produto ou marca para gerar novos leads.

Já no investimento em vendas, considere, por exemplo, salários, comissões, ferramentas, telefonia, viagens e toda a infraestrutura usada pela equipe de vendas para realizar a conversão.

No caso do mercado B2B, o processo de vendas é mais demorado, quando comparado ao mercado B2C. Isso porque as empresas precisam passar por determinadas etapas até conquistarem a confiança de seus consumidores. 

Com o crescimento do número de clientes, é comum que esse custo de aquisição aumente. Então, se o objetivo é reduzir os custos, é importante adotar algumas estratégias.

Guia prático para atrair e converter clientes com o Inbound Marketing

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Dicas para reduzir o custo de aquisição do cliente no B2B

No mercado B2B, é preciso contar com estratégias bem planejadas para conseguir reduzir o CAC sem diminuir a performance de vendas. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar.

Identifique e priorize o público-alvo

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing é conhecer a fundo o seu público-alvo. Quanto mais informações você tiver, mais clara será a comunicação.

Com isso, as ações de marketing serão direcionadas e eficazes, o que pode reduzir o custo de aquisição de cliente.

Aposte no marketing de conteúdo

Uma das maneiras mais eficazes de atrair clientes é através do marketing de conteúdo. Busque oferecer materiais e informações relevantes e interessantes, que chamem a atenção do usuário.

Esses materiais poderão atrair mais clientes e educá-los sobre a empresa ou produto. Isso pode ajudar a criar autoridade no mercado, o que pode levar a maior confiança e, como consequência, mais vendas.

Além disso, o marketing de conteúdo geralmente é mais barato do que outros tipos de marketing, como a publicidade paga, por exemplo.

Use a automação de marketing

A automação de marketing pode ajudar a reduzir os custos de aquisição de cliente a partir da automatização de algumas tarefas de marketing. Com isso, é possível criar fluxos de trabalho personalizados para segmentos específicos, aumentando a eficácia das ações.

Melhore o funil de vendas

Um funil de vendas é eficaz para gerenciar o processo de compra de cada lead até que se torne um cliente. Por isso, é fundamental oferecer informações amplas, que ajudarão a fechar negócio.

Além disso, um funil de vendas permite entender as motivações de cada cliente a desistirem de uma compra. Da mesma forma, quando bem estruturado, pode fazer com que os leads percorram todo o trajeto com mais agilidade e clareza no processo de fechamento da compra.

Conte com um CRM

Um software de CRM poderá ajudar a analisar o processo de venda e de relacionamento com o cliente. Dessa forma, ficará mais fácil compreender quais estágios precisam ser otimizados, ajudando a aumentar as vendas e reduzir os custos de aquisição de clientes.

Peça feedback aos clientes

O relacionamento com os clientes que já fecharam negócio é fundamental para compreender o funcionamento do processo de vendas da empresa. A partir de um feedback é possível identificar pontos positivos e negativos, e fazer alterações para facilitar o relacionamento com os próximos leads. 

Dessa forma, a comunicação será focada em estratégias que já garantiram bons resultados, o que pode diminuir o CAC.

Temos a estratégia certa para alavancar os lucros da sua empresa

Como visto, o planejamento de uma estratégia de marketing faz toda a diferença na atração e fidelização de novos clientes e, consequentemente, na redução do CAC.

Por isso, conte com uma agência especializada em marketing digital para alavancar os resultados no B2B. Entre em contato conosco e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio!

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