O inbound marketing é uma estratégia baseada na produção e compartilhamento de conteúdos que sejam relevantes para um determinado público. A ideia é conquistar o interesse dos consumidores com informações ou entretenimentos, fazendo-os interagir com a sua empresa de forma espontânea.
Assim, o inbound marketing também pode ser definido como “marketing de atração”, opondo-se ao tradicional marketing de interrupção, que empurra anúncios invasivos e fora de hora. Em vez de perturbar o consumidor com propagandas indesejadas, essa nova estratégia oferece conteúdos valiosos, úteis e envolventes, criando uma atração recíproca entre público e marca.
O inbound marketing na prática
Os três fundamentos do inbound são:
Otimização de sites, marketing de conteúdo e interação direta via newsletters.
A partir dessas estratégias citadas, será possível abranger todas as etapas do funil de vendas e garantir que os consumidores com maior potencial de compra engajem-se com os seus materiais informativos.
OTIMIZAÇÃO SEO (otimização de sites)
Vamos colocar o site da sua empresa nas primeiras posições de pesquisa do Google, aumentando assim o volume de tráfego mensal. O diferencial dessa etapa é que, como o site só aparecerá para quem está buscando pelo seu produto ou serviço, teremos uma grande quantidade de visitantes qualificados.
Ao clicar no seu site, o consumidor encontrará uma série de artigos interessantes, que o farão conhecer mais detalhes sobre sua empresa. Ele também poderá encontrar e-books para download, caso seja necessário se aprofundar em temas específicos do seu segmento. É nessa etapa que praticamos o famoso “marketing de conteúdo”, fazendo o consumidor identificar temas de seu interesse e navegar pelas informações disponibilizadas no site. Esse estágio também pode ser chamado de “nutrição do lead”, já que os artigos, e-books e outros materiais estarão esclarecendo as dúvidas do consumidor e moldando as expectativas sobre sua empresa.
Como transformar esse LEAD em cliente?
É nesse momento que entra a interação direta por meio de e-mails com ofertas e materiais personalizados. Mesmo que o consumidor ainda não esteja pronto para a compra, ele poderá estar em um futuro próximo, por isso é crucial manter um relacionamento em longo prazo.
Mas atenção: o envio de materiais, ofertas e conteúdos por e-mail só deve ser feito quando o consumidor autoriza esse relacionamento, através de um cadastro em seu site. Isto porque o inbound marketing é pautado no interesse voluntário, e não em SPAMs. Também é importante que o usuário tenha a liberdade de se descadastrar da lista a qualquer momento, escolhendo manter ou não o contato com a empresa.
Podemos planejar e conduzir uma estratégia efetiva com base nos objetivos de sua empresa e particularidades do seu público-alvo.
Nos projetos, fazemos diversos trabalhos como:
Se precisar de uma visita em sua empresa, ou quiser conversar mais sobre estratégias de “marketing de atração”, não deixe de entrar em contato conosco.