9 mitos sobre SEO que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 3min 47seg
9 mitos sobre SEO que você precisa conhecer

As técnicas de SEO - Search Engine Optimization estão cada vez mais populares entre empresas com o objetivo de melhorar o seu ranqueamento, a visibilidade da marca e as conversões de uma forma geral.

Contudo, o SEO ainda é um ponto de dúvidas e muitos mitos acabaram se dissipando nestes últimos anos de uso desta modalidade. A falta de conhecimento dos profissionais e leigos que atuam com as técnicas criam falsas certezas que podem comprometer o trabalho de otimização.

Para quem não sabe, o SEO surgiu com as novas gerações de sites de busca. Antigamente, a organização dos links de uma página se dava de ordem alfabética nos diretórios web. Agora, o posicionamento passa a ser por relevância, definida por algoritmos, como o Google PageRank. Ainda há muitos mistérios quanto aos critérios de relevância utilizados pelos buscadores. Contudo, há entre os otimizadores melhores práticas para a estruturação de um site, como o uso de palavras-chave, por exemplo.

Muitas das práticas divulgadas são mitos e não condizem com a realidade. Conheça alguns destes mitos e melhore ainda mais o seu trabalho:

Mitos sobre SEO


1 - Total Relevância das Meta Tags (Description e keywords)

O peso das meta tags diminuiu bastante. É claro que ainda são essenciais para o bom posicionamento do site e não custa nada colocá-las. Mas o importante é saber que elas sozinhas não têm tanto peso assim como se supõe. Muitas pessoas erram ao darem ênfase às meta tags e se esquecem que a descrição da página, por exemplo, também é importante para o processo de buscas. 

2 - Quanto mais ferramentas de busca, melhor!

Este tipo de coisa sempre foi propagado desde o início das técnicas de SEO. As ferramentas que fazem com que o seu site seja indexado automaticamente em várias ferramentas de busca podem fazer com que ele seja bloqueado por Spam. Se o seu site for relevante, ele terá uma boa visualização. Não se preocupe com isso. Foque no conteúdo!

3 - Excesso de palavras-chave

O bom senso, neste caso, deve prevalecer, utilizando as palavras-chave de forma natural. Crie palavras-chave e o seu próprio site com foco nas pessoas e não em crawlers e robôs. Palavras-chave devem ser usadas de forma estratégica e não apenas em quantidade.

4 - Excesso de links

Um dos fatores que influenciam no SEO e o link, o excesso, além de poluir demais a página, pode ser um fator para que ela seja desconsiderada pelos buscadores. Linkagens são importantes, mas precisam também ser relevantes.

5 - Palavras-chave no domínio sempre!

Isso até acontecia há algum tempo: os buscadores como o Google enfatizavam as palavras-chave constantes no domínio. Hoje, se preza mais o conteúdo e a qualidade dos assuntos da página.

Não dê mais tiros no escuro. Calcule o investimento ideal em Google Ads com nossa planilha

Não dê mais tiros no escuro. Calcule o investimento ideal em Google Ads com nossa planilha

6 - Técnicas de SEO são truques ou gambiarras

Isso é totalmente falso! Não se trata de trapacear os mecanismos de busca. O SEO refere-se às técnicas utilizadas para criar relevância em seu conteúdo. A ideia é mostrar aos buscadores que há a intenção de compartilhar informações úteis e links para a geração de público.

7 - PageRank é tudo!

Nem sempre um alto PageRank vai determinar o sucesso do seu site nos buscadores. Ele é apenas um dos recursos utilizados, e muitos especialistas dizem que está ficando menos relevante a cada dia.

8 - Densidade de palavras-chave

Muitas pessoas afirmam que para ter relevância, a densidade precisa ser de pelo menos 5% de palavras-chave. As palavras-chave são importantes, mas nenhum buscador determinou a porcentagem exata de palavras-chave. A qualidade, neste caso, é mais importante que a repetição – elas devem informar sobre o seu produto ou marca e não meramente se tornar uma obrigação repeti-las.

9 - SEO é conclusivo

Entenda que não é porque você tenha otimizado inicialmente o seu site com as técnicas de SEO que não irá precisar fazer a manutenção o tempo todo. Trata-se de um processo contínuo, pois o Google muda os algoritmos com bastante frequência, os seus concorrentes implementam SEO, melhorando a cada dia, e suas posições sobem no ranking. Para ter sucesso, é preciso otimizar e aperfeiçoar a sua página sempre.

Você conhecia esses mitos? Tem mais algum que deixamos escapar? Conte para nós!

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
Você tem dificuldade para qualificar oportunidades de vendas?
Uma agência é capaz de utilizar técnicas de Inbound Marketing para avaliar o comportamento do consumidor, atrair e qualificar as oportunidades, aumentando a chance de conversão em vendas.

Outras notícias que
você pode se interessar