19 3846.1408

9 mitos sobre SEO que você precisa conhecer

29/05/2014

As técnicas de SEO - Search Engine Optimization estão cada vez mais populares entre empresas com o objetivo de melhorar o seu ranqueamento, a visibilidade da marca e as conversões de uma forma geral.

Contudo, o SEO ainda é um ponto de dúvidas e muitos mitos acabaram se dissipando nestes últimos anos de uso desta modalidade. A falta de conhecimento dos profissionais e leigos que atuam com as técnicas criam falsas certezas que podem comprometer o trabalho de otimização.

Para quem não sabe, o SEO surgiu com as novas gerações de sites de busca. Antigamente, a organização dos links de uma página se dava de ordem alfabética nos diretórios web. Agora, o posicionamento passa a ser por relevância, definida por algoritmos, como o Google PageRank. Ainda há muitos mistérios quanto aos critérios de relevância utilizados pelos buscadores. Contudo, há entre os otimizadores melhores práticas para a estruturação de um site, como o uso de palavras-chave, por exemplo.

Muitas das práticas divulgadas são mitos e não condizem com a realidade. Conheça alguns destes mitos e melhore ainda mais o seu trabalho:

Mitos sobre SEO


1 - Total Relevância das Meta Tags (Description e keywords)

O peso das meta tags diminuiu bastante. É claro que ainda são essenciais para o bom posicionamento do site e não custa nada colocá-las. Mas o importante é saber que elas sozinhas não têm tanto peso assim como se supõe. Muitas pessoas erram ao darem ênfase às meta tags e se esquecem que a descrição da página, por exemplo, também é importante para o processo de buscas. 

2 - Quanto mais ferramentas de busca, melhor!

Este tipo de coisa sempre foi propagado desde o início das técnicas de SEO. As ferramentas que fazem com que o seu site seja indexado automaticamente em várias ferramentas de busca podem fazer com que ele seja bloqueado por Spam. Se o seu site for relevante, ele terá uma boa visualização. Não se preocupe com isso. Foque no conteúdo!

3 - Excesso de palavras-chave

O bom senso, neste caso, deve prevalecer, utilizando as palavras-chave de forma natural. Crie palavras-chave e o seu próprio site com foco nas pessoas e não em crawlers e robôs. Palavras-chave devem ser usadas de forma estratégica e não apenas em quantidade.

4 - Excesso de links

Um dos fatores que influenciam no SEO e o link, o excesso, além de poluir demais a página, pode ser um fator para que ela seja desconsiderada pelos buscadores. Linkagens são importantes, mas precisam também ser relevantes.

5 - Palavras-chave no domínio sempre!

Isso até acontecia há algum tempo: os buscadores como o Google enfatizavam as palavras-chave constantes no domínio. Hoje, se preza mais o conteúdo e a qualidade dos assuntos da página.

6 - Técnicas de SEO são truques ou gambiarras

Isso é totalmente falso! Não se trata de trapacear os mecanismos de busca. O SEO refere-se às técnicas utilizadas para criar relevância em seu conteúdo. A ideia é mostrar aos buscadores que há a intenção de compartilhar informações úteis e links para a geração de público.

7 - PageRank é tudo!

Nem sempre um alto PageRank vai determinar o sucesso do seu site nos buscadores. Ele é apenas um dos recursos utilizados, e muitos especialistas dizem que está ficando menos relevante a cada dia.

8 - Densidade de palavras-chave

Muitas pessoas afirmam que para ter relevância, a densidade precisa ser de pelo menos 5% de palavras-chave. As palavras-chave são importantes, mas nenhum buscador determinou a porcentagem exata de palavras-chave. A qualidade, neste caso, é mais importante que a repetição – elas devem informar sobre o seu produto ou marca e não meramente se tornar uma obrigação repeti-las.

9 - SEO é conclusivo

Entenda que não é porque você tenha otimizado inicialmente o seu site com as técnicas de SEO que não irá precisar fazer a manutenção o tempo todo. Trata-se de um processo contínuo, pois o Google muda os algoritmos com bastante frequência, os seus concorrentes implementam SEO, melhorando a cada dia, e suas posições sobem no ranking. Para ter sucesso, é preciso otimizar e aperfeiçoar a sua página sempre.

Você conhecia esses mitos? Tem mais algum que deixamos escapar? Conte para nós!

Gostou desse texto?
Compartilhe na rede
Gostou do que viu?
Fale conosco
Redes
Sociais
dê uma espiada!