Adapte sua empresa aos dispositivos móveis

Tempo de leitura: 3min 53seg
Adapte sua empresa aos dispositivos móveis

Há poucos meses atrás, artigos e diversos textos da internet advertiam que o futuro era mobile, que havia a necessidade de adaptar sites, blogs e e-commerces aos dispositivos móveis e que no futuro a maioria dos acessos à internet seria por um dispositivo móvel.

De acordo com estimativas do Google, este futuro já chegou: segundo o buscador número um, atualmente 79% dos usuários de internet fazem compras diretamente através de dispositivos móveis e 82% dos consumidores utilizam a pesquisa feita através destes móveis antes de tomar uma decisão de compra.

Pegou o bonde andando? Não se assuste, você não é o único. Isso é muito comum quando se trata de tecnologia da informação, porque “o bonde” vai à velocidade de um trem bala.

Tecnologia Móvel: o futuro já chegou

A única maneira de não ficar para trás é estar atento às informações, aceitar as transformações (quer goste delas ou não) e ser flexível para mudar. A realidade tem demonstrado que as empresas brasileiras demoram mais para se adaptar às inovações tecnológicas do que os consumidores finais.

Os dispositivos móveis são cada vez mais acessíveis e entram na rotina dos brasileiros. Estar conectado o dia inteiro e não depender de chegar em casa para checar os e-mails já é uma realidade. Notebooks e desktops continuam tendo seus momentos de preferência dependendo do trabalho que a pessoa executa, porém para a maioria da população a facilidade de acesso e a praticidade dos smartphones e tabletes é o ideal para atender suas necessidades de interação com a internet.

Vamos ver algumas ideias importantes para adaptar o layout de sites, blogs e e-commerces aos dispositivos móveis, que não devem ser esquecidas:   

Layout responsivo

Ter um "layout responsivo" quer dizer que o desenho do seu site “responde” a qualquer tipo de tela e com qualquer resolução, ou seja, pode ser bem visualizado em qualquer tipo de plataforma (desktops, notebooks, tablets e smartphones); o mesmo deve acontecer com sua campanha de e-mail marketing.    

Sincronização móvel e desktop

A experiência do usuário dita as regras. Solicite ao seu desenvolvedor web que facilite a troca de janelas e deixe as opções de forma objetiva e fácil para o seu cliente. Certifique-se de que foi feita a sincronização entre o móvel e o desktop. Se por exemplo um visitante colocar algo no carrinho de compra através do celular, é importante que ao chegar em casa, o mesmo produto esteja no seu computador desktop.

Escolher o tamanho adequado das fontes

Isso pode ser um problema e um incômodo para alguns usuários. Fontes pequenas podem interferir na leitura e consequentemente nos cliques recebidos, inutilizando o trabalho que está sendo feito pelo seu e-mail marketing. Alguns smartphones fazem uma adaptação automática de suas fontes para uma melhor visualização, mas o melhor é sempre evitar problemas e utilizar fontes entre 13pt e 22pt.

Design de qualidade e acessível

O layout de seu site para dispositivos móveis também precisa ser planejado com todo cuidado. Desenvolva um layout mais limpo, a ordem é menos apelo visual e mais navegabilidade. Um correto equilíbrio entre design e navegabilidade é o ideal. Na hora de objetivar um site ou um e-mail marketing, é bom lembrar que uma grande parte do acesso à internet pelos dispositivos móveis é feita pelas operadoras telefônicas, que atualmente ainda estão trabalhando pelo aperfeiçoamento da qualidade da conexão. A dica então é não exagerar no volume de informações e no carregamento de imagens. Dose tudo para ser acessível.

Não perca mais tempo com tarefas manuais, automatize seu marketing agora mesmo

Não perca mais tempo com tarefas manuais, automatize seu marketing agora mesmo

Mensagem compacta e direta

Os smartphones e tablets podem ser utilizados com a maior liberdade e em locais diferentes. É comum que, ao utilizar os dispositivos, as pessoas estejam realizando tarefas simultâneas, o que também é uma realidade para os desktops. Então trabalhe uma mensagem focada, compacta e impactante ao mesmo tempo. Lembre-se: você estará concorrendo com outras mensagens e atrativos ao mesmo tempo e pode perder a atenção do usuário.

A utilização da tecnologia mobile já deixou de ser tendência futura e é uma realidade presente para grande parte do mercado. Portanto mesmo que seus negócios estejam acontecendo, não dispense o exame das novas tecnologias que estão cada vez mais presentes na rotina da população.

E você, como está lidando com a adaptação do seu negócio aos usuários mobile? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

Fique por dentro das novidades!
Inscreva-se e receba conteúdo sobre Marketing Digital e Vendas.
Você tem um plano de ação para acompanhar seus leads?
Uma agência de serviços de inbound marketing fornece estratégias personalizadas e ferramentas automatizadas para identificar, nutrir e converter leads em clientes fiéis, aumentando as chances de vendas.

Outras notícias que
você pode se interessar