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Adapte sua empresa aos dispositivos móveis

03/07/2014

Há poucos meses atrás, artigos e diversos textos da internet advertiam que o futuro era mobile, que havia a necessidade de adaptar sites, blogs e e-commerces aos dispositivos móveis e que no futuro a maioria dos acessos à internet seria por um dispositivo móvel.

De acordo com estimativas do Google, este futuro já chegou: segundo o buscador número um, atualmente 79% dos usuários de internet fazem compras diretamente através de dispositivos móveis e 82% dos consumidores utilizam a pesquisa feita através destes móveis antes de tomar uma decisão de compra.

Pegou o bonde andando? Não se assuste, você não é o único. Isso é muito comum quando se trata de tecnologia da informação, porque “o bonde” vai à velocidade de um trem bala.

Tecnologia Móvel: o futuro já chegou

A única maneira de não ficar para trás é estar atento às informações, aceitar as transformações (quer goste delas ou não) e ser flexível para mudar. A realidade tem demonstrado que as empresas brasileiras demoram mais para se adaptar às inovações tecnológicas do que os consumidores finais.

Os dispositivos móveis são cada vez mais acessíveis e entram na rotina dos brasileiros. Estar conectado o dia inteiro e não depender de chegar em casa para checar os e-mails já é uma realidade. Notebooks e desktops continuam tendo seus momentos de preferência dependendo do trabalho que a pessoa executa, porém para a maioria da população a facilidade de acesso e a praticidade dos smartphones e tabletes é o ideal para atender suas necessidades de interação com a internet.

Vamos ver algumas ideias importantes para adaptar o layout de sites, blogs e e-commerces aos dispositivos móveis, que não devem ser esquecidas:   

Layout responsivo

Ter um "layout responsivo" quer dizer que o desenho do seu site “responde” a qualquer tipo de tela e com qualquer resolução, ou seja, pode ser bem visualizado em qualquer tipo de plataforma (desktops, notebooks, tablets e smartphones); o mesmo deve acontecer com sua campanha de e-mail marketing.    

Sincronização móvel e desktop

A experiência do usuário dita as regras. Solicite ao seu desenvolvedor web que facilite a troca de janelas e deixe as opções de forma objetiva e fácil para o seu cliente. Certifique-se de que foi feita a sincronização entre o móvel e o desktop. Se por exemplo um visitante colocar algo no carrinho de compra através do celular, é importante que ao chegar em casa, o mesmo produto esteja no seu computador desktop.

Escolher o tamanho adequado das fontes

Isso pode ser um problema e um incômodo para alguns usuários. Fontes pequenas podem interferir na leitura e consequentemente nos cliques recebidos, inutilizando o trabalho que está sendo feito pelo seu e-mail marketing. Alguns smartphones fazem uma adaptação automática de suas fontes para uma melhor visualização, mas o melhor é sempre evitar problemas e utilizar fontes entre 13pt e 22pt.

Design de qualidade e acessível

O layout de seu site para dispositivos móveis também precisa ser planejado com todo cuidado. Desenvolva um layout mais limpo, a ordem é menos apelo visual e mais navegabilidade. Um correto equilíbrio entre design e navegabilidade é o ideal. Na hora de objetivar um site ou um e-mail marketing, é bom lembrar que uma grande parte do acesso à internet pelos dispositivos móveis é feita pelas operadoras telefônicas, que atualmente ainda estão trabalhando pelo aperfeiçoamento da qualidade da conexão. A dica então é não exagerar no volume de informações e no carregamento de imagens. Dose tudo para ser acessível.

Mensagem compacta e direta

Os smartphones e tablets podem ser utilizados com a maior liberdade e em locais diferentes. É comum que, ao utilizar os dispositivos, as pessoas estejam realizando tarefas simultâneas, o que também é uma realidade para os desktops. Então trabalhe uma mensagem focada, compacta e impactante ao mesmo tempo. Lembre-se: você estará concorrendo com outras mensagens e atrativos ao mesmo tempo e pode perder a atenção do usuário.

A utilização da tecnologia mobile já deixou de ser tendência futura e é uma realidade presente para grande parte do mercado. Portanto mesmo que seus negócios estejam acontecendo, não dispense o exame das novas tecnologias que estão cada vez mais presentes na rotina da população.

E você, como está lidando com a adaptação do seu negócio aos usuários mobile? Conte para a gente na seção de comentários abaixo!

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