Dizem por aí que o melhor lugar para esconder uma empresa, produto ou serviço é na segunda página do Google. Sejamos honestos, quem aqui já clicou para ver os próximos resultados no site de busca, ao invés de realizar uma nova busca, quando não encontrou o que procurava? Em um mercado concorrido, então, será que o cliente em potencial, ao buscar pelo seu produto, chegará até a obscura segunda página?
Dificilmente ele irá até lá. A saída é apostar em otimização de seu site para mecanismos de busca como o SEO (Search Engine Optimization), ou investir nos chamados links patrocinados. A diferença entre os dois é que, embora o SEO não necessite de investimento constante de mídia, ele não garante a evidência que os links patrocinados dão ao seu site nas buscas.
Mas o que são os tais links patrocinados? Em poucas palavras, é um serviço pago oferecido por diversos serviços de busca, para colocar o seu site em evidência nas buscas por determinadas palavras-chave. O mais famoso é o Google Adwords, mas também existem recursos equivalentes em sites como Bing e Yahoo.
As vantagens de se investir nesse serviço são inúmeras, entre elas estão:
Aumento do tráfego no site, devido a evidência que o mesmo ganha nas buscas;
Segmentação precisa do público para o qual os resultados serão exibidos, por idade, sexo, grupo social, entre outros critérios;
Geração de relatórios, permitindo visualizar quais palavras-chave são mais eficientes e qual o perfil do público que clica em seus anúncios;
Várias formas de investimento, como o CPM (Custo Por Mil) em que se paga por mil exibições, ou CPC (Custo Por Clique) - no qual são pagos apenas as exibições clicadas;
A campanha pode ser interrompida temporariamente ou ajustada (com base nos relatórios) a qualquer momento, sem custo algum.
Se o seu site busca uma movimentação maior, links patrocinados são, definitivamente, uma ótima pedida. O investimento pode ser feito por empresas de qualquer porte e, respeitando a proporção dos investimentos, qualquer site tem a oportunidade de crescer com este recurso.
Fique ligado na segmentação e escolha das palavras-chave, esteja atento aos relatórios, para poder otimizar seus resultados, e no mais, pode apostar, links patrocinados são mesmo a bola da vez!