Inbound marketing: o que é, porque fazer e como fazer na prática

Inbound marketing: o que é, porque fazer e como fazer na prática

O Inbound Marketing, com o passar dos anos, tornou-se uma das principais estratégias de marketing digital. O conceito, na prática, consiste em traçar um caminho orgânico para que as pessoas se interessem pelo seu negócio e, com isso, elas mesmas procurem a sua empresa.

Além disso, a estratégia de Inbound Marketing permite maior controle de dados e mensuração dos resultados. Logo, as chances de obter sucesso e acelerar o processo de vendas são ainda maiores.

A seguir, vamos explicar o que é Inbound Marketing, por que investir e como fazer isso na prática. Boa leitura!

Por que investir em Inbound Marketing?

A metodologia de Inbound Marketing, resumidamente, combina a criação de conteúdo com a automação de marketing.

Todas as ações são pensadas de acordo com o funil de vendas e a partir de técnicas integradas, que são monitoradas por diferentes ferramentas. Dessa forma, é possível garantir que o contato com o usuário acontecerá no momento certo.

De modo geral, o funil de vendas deve ser encarado como a representação da jornada do usuário. Por exemplo:

- Topo do funil: descoberta da marca ou produto

- Meio do funil: interesse constante por ele

- Fundo do funil: decisão de compra

Para aplicar a metodologia na prática, as ações são divididas em 4 etapas: atração, conversão, vendas e fidelização.

Cada uma dessas etapas compreende estratégias específicas, que vão ajudar a despertar o interesse do usuário. Logo, todo conteúdo deve ser planejamento para conversar com usuários em cada uma dessas fases.

Para entender melhor, vamos explicar resumidamente cada uma delas. Confira!

1.Atração

A primeira etapa do Inbound Marketing consiste em atrair clientes por meio da publicação de conteúdos relevantes. Quando publicados nos canais certos, os materiais divulgados atraem a atenção de potenciais clientes, que serão conduzidos ao seu site.

2.Conversão

Aqui, o usuário já conhece a sua marca ou produto, então é hora de mostrar os benefícios que ele oferece para a solução do problema. Para isso, aposte em conteúdo de valor, que ofereça mais conhecimento e desperte o interesse.

Nessa etapa, produzir e-books e webinar, por exemplo, podem ser uma ótima solução para atrair a atenção do lead e apresentar suas soluções com mais clareza.

3.Vendas

Como transformar um lead em cliente? Nessa etapa, o usuário já conhece suas soluções, então o contato pode ser personalizado e direto.

Os clientes que avançam para essa etapa estão prontos para a decisão de compra. Portanto, podem ser passados para a equipe comercial iniciar um contato direto para dar sequência na venda do produto ou serviço.

4.Fidelização

Mais importante do que finalizar uma etapa de venda é transformar o lead em um consumidor fiel da sua marca. Para isso, é preciso encantar o cliente para que ele continue comprando seus produtos e serviços e ainda fale bem da sua marca.

Mantenha contato via e-mails, com programas de fidelização, descontos especiais, entre outras estratégias. O importante é mostrar a sua preocupação e interesse em manter um bom relacionamento.

Embora seja uma estratégia complexa, o Inbound Marketing ajuda a conquistar clientes satisfeitos e fidelizados. Com isso, as chances de ganhar notoriedade e autoridade no mercado são ainda maiores.

Mas, afinal, como colocar o Inbound Marketing em prática? A seguir, vamos explicar alguns passos importantes para definir a sua estratégia.

Criando a sua persona

Antes de pensar no conteúdo, o primeiro passo é definir o seu público, ou seja, com quem você deseja conversar. No Inbound Marketing é para a persona que as estratégias são criadas.

Persona nada mais é do que um personagem criado a partir de dados e comportamentos reais do seu cliente ideal. A partir dessas características é possível entender as dores e demandas que o seu público apresenta, facilitando a comunicação.

Para criar a sua persona, é preciso fazer uma pesquisa aprofundada de seus possíveis clientes. Por exemplo: que são seus clientes, com o que trabalham, como se informam, quais são suas principais necessidades, quais são os hobbies, entre outras características.

Vale ressaltar que não existe uma fórmula para escolher a persona mais apropriada. Tudo dependerá dos objetivos da sua marca. Também é possível definir mais de uma persona para o seu negócio, de acordo com suas demandas.

A definição da persona permite que você conheça o seu público e ajuda a entender o valor do seu produto ou serviço no mercado.

Além disso, é fundamental para definir os canais de comunicação e o tom de voz para a comunicação, tornando o contato mais próximo e humanizado. No longo prazo, fortalecerá a sua reputação e ganhará relevância dentro do segmento.

Marketing de conteúdo para Inbound Marketing

A produção de conteúdo é fundamental para as estratégias de Inbound Marketing. Então, após construir a sua persona, é preciso pensar em todas as ações para iniciar a comunicação. A seguir, listamos algumas opções que você deve considerar para a sua empresa.

Site e blog

Um site ou blog, sem dúvidas, é um dos principais recursos para facilitar que o usuário chegue até a sua marca. Principalmente quando você produz conteúdos de qualidade e conta com otimizadores de busca (SEO).

Também é possível acompanhar o tráfego do blog ou site para entender o comportamento do seu público. Quando o trabalho é feito com eficiência, a sua marca aparecerá nos primeiros resultados nos buscadores.

Além de facilitar o acesso, a sua marca passa a ser vista como referência dentro do nicho de atuação.

Redes sociais

Antes de criar um perfil, estude quais redes sociais são adequadas para conversar com o seu público. Entre as mais comuns, podemos citar Instagram, Facebook, YouTube e TikTok.

Caso o seu perfil converse diretamente com outras empresas, gestores e empresários, pode ser interessante ter um perfil no LinkedIn. Saiba mais sobre o Inbound Marketing para empresas B2B.

Mas não basta criar a sua conta, é preciso alimentar as redes e manter a comunicação com os usuários para que o vínculo seja fortalecido. Aliás, as redes sociais são ferramentas excelentes para se aproximar da audiência de maneira natural.

Materiais ricos

Os materiais ricos são muito utilizados nas fases de conversão e vendas, quando o lead já conhece o seu produto ou serviço. Como exemplo, podemos citar e-books, vídeos mais completos, webinars, entre outros.

Ao oferecer esses conteúdos por meio de landing pages, você capta leads mais maduros, que podem ser transformados em clientes com mais rapidez.

Automação de marketing

Como já falamos anteriormente, o Inbound Marketing une a criação de conteúdo com ferramentas de automação.

Para garantir que tudo funcione de forma eficiente, as ferramentas de automação de marketing são fundamentais. Dentre as vantagens, você poderá:

- Acompanhar os resultados de uma campanha de anúncios nas redes sociais;

- Visualizar o tráfego do site ou blog;

- Garantir que um e-mail foi enviado no momento certo;

- Avaliar os assuntos e termos mais buscados pelos usuários;

- Organizar e aperfeiçoar o relacionamento com seus leads.

Quando você opta pela ferramenta adequada para suas estratégias, garante que os resultados serão mais assertivos. No longo prazo, gera economia com recursos, autonomia para diversas demandas e ainda aumenta o lucro, já que as chances de vendas são ainda maiores.  

Hoje em dia, existem inúmeras ferramentas de Inbound Marketing, que serão escolhidas de acordo com a necessidade e objetivo de cada empresa. A seguir, veja 3 opções bastante eficientes!

CRM

O CRM (Customer Relationship Management) permite fazer uma gestão mais eficiente de todos os contatos. O objetivo é centralizar todas as informações em uma única plataforma, integrando as equipes de marketing e vendas.

Com a comunicação alinhada entre as equipes, é possível entregar uma experiência mais positiva ao cliente.

SEMRush

Essa é uma ferramenta muito útil para que os conteúdos sejam direcionados para o público adequado. A plataforma faz uma avaliação dos conteúdos que já foram publicados na página, indicando melhorias e correções.

Além disso, contribui para uma análise profunda da concorrência. Isso porque é possível identificar quais são as palavras-chave mais utilizadas no seu nicho de atuação.

Assim, você adequa a produção de conteúdo de acordo com o interesse do público. Por fim, a ferramenta oferece análises sobre fatores técnicos que impactam no ranqueamento de suas páginas no Google.

Google Analytics

A ferramenta do Google permite que você avalie o desempenho de suas estratégias de Inbound Marketing de forma completa. Para isso, faz uma análise completa da performance de suas páginas.

Com isso, você pode acompanhar em tempo real o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado para atingir os resultados esperados.

Benefícios do Inbound Marketing

Agora que você sabe o que é Inbound Marketing, veja o que ele pode oferecer para sua marca ao ser colocado em prática.

Proximidade com o público

O principal objetivo do inbound marketing é criar um relacionamento próximo com o seu público. Isso é possível através da criação de conteúdo de valor, que gera interesse e oferece novos conhecimentos ao cliente.

Ao divulgar esse conteúdo nos canais certos, a sua empresa chega até o público certo, aumentando as chances de conversão e fidelização de novos clientes.

Visibilidade da marca

Com o avanço tecnológico e da internet, ficou mais fácil apresentar a sua marca para o público certo. Com o Inbound Marketing, o alcance da sua empresa aumenta consideravelmente, podendo atingir consumidores que não estão na mesma cidade, estado ou país.

E como os conteúdos focam em temas relevantes para a sua audiência, a chance de converter e fidelizar usuários é muito maior.

Alinhamento entre marketing e vendas

A falta de alinhamento entre as equipes de marketing e vendas é um grande problema para muitas empresas. Isso porque pode causar perda de tempo e de dinheiro tentando converter um cliente que ainda não está no momento ideal de compra.

Pensando nisso, o Inbound Marketing fornece conhecimento e prepara o usuário para que ele se sinta preparado para ser convertido.

Por meio de um fluxo de postagens, envio de e-mails marketing e e-books, por exemplo, você mostra como as soluções do seu negócio pode ser ideais para o consumidor. Dessa forma, deixa os leads no estágio perfeito para a aquisição do produto ou serviço.

Ciclo de venda mais curto

Um dos principais benefícios do Inbound Marketing é ajudar o usuário a pensar sobre um problema específico no seu modelo de negócio. E, mais do que isso, mostrar como o seu negócio pode solucioná-lo.

Com essa estratégia, a apresentação de um problema se torna mais rápida, já que trabalha diversas fases do funil de vendas. Isso permite um maior número de venda e uma economia ao longo do processo. Sem contar que o uso dos recursos será aproveitado com mais foco e agilidade, melhorando a produtividade e interação entre as equipes.

Mensuração de resultados

Algumas ferramentas de Inbound Marketing permitem que você acompanhe os resultados de suas estratégias em tempo real. Dessa forma, é possível melhorar o sucesso das postagens em redes socais, o tráfego em um blog ou site, entre outros indicadores.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil mudar a estratégia sempre que sentir que a resposta não é a ideal. No longo prazo, isso gera uma economia de recursos com táticas que não apresentam retorno e mais assertividade nas estratégias.

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Como você pôde ver, o Inbound Marketing pode oferecer muitos benefícios para a sua empresa. Mas, para isso, é preciso saber como aplicar as estratégias na prática.

Para isso, você pode contar com a Labraro! Especialistas em marketing, estamos prontos para definir a melhor estratégia para fortalecer a sua marca no mercado. Entre em contato conosco e agende uma conversa com o nosso time!

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